sábado, 16 de maio de 2009

Palestra com a Profa. Dra. Heloísa Salles (UnB) - "Bilingüismo dos surdos: questões lingüísticas e educacionais"



Olá colegas, estou postando aqui algumas fotos do nosso encontro com a Profa. Dra. Heloísa Salles (UnB), no qual abordou o tema:
"
Bilingüismo dos surdos: questões lingüísticas e educacionais"
Algo destacável na palestra foi com respeito as pessoas que aprenderam 2 Línguas como L1. Como por exemplo pessoas que aprenderam 2 Línguas ao mesmo tempo, no caso de pessoas ouvintes que tem os pais surdos.

Outro ponto foi das pessoa que aprenderma Língua nenhuma mesmo tendo contato com várias línguas (Genie e Kaspar Hauser), "como crianças surdas que não entram em contato com a língua de sinais, que desenvolveram sinais familiares apenas, que não desenvolvem nenhum tipo de sistema de comunicação, por serem ignoradas/isoladas no amplo familiar" (texto da professora). Na palestra da professora, ela abordou tambem com respeito a "Linguagem e o Cérebro" - 'ouvir a fala não é condição para a aquisição e o uso de uma língua'.

Aos que puderam estar presentes na palestra, puderam assim contemplar com muitas novidades nos estudos da aquisição do bilinguismo entre outros assuntos referenciais.
Aguardamos o proximo ciclo de palestras.

Acesso ao portal de fotos: http://picasaweb.google.com/Primo.ils2/PalestraUFESProfDrHelloisaBilinguinsmoDosSurdosUNB#

Nenhum comentário:

Postar um comentário