sábado, 12 de dezembro de 2009

FUNDAMENTOS DA LÍNGUA DE SINAIS

As aulas de libras, contribui muito para termos um novo olhar para com o outro e aceitar as pessoas em suas diferenças. Na disciplina observei a importância de adquirir conhecimentos para lidar com surdos e isso é primordial, já que as discussões sobre a comunidade surda está cada vez mais evidente e eles cada vez mais estão conquistando seu espaço. Para aprender libras é preciso dedicação e disciplina e se desvencilhar dos preconceitos . Vou relatar aqui um caso que aconteceu comigo,e que me deixou surpreendida.

Antes de ter as aulas de libras, tinha uma visão preconceituosa em relação aos surdos ,pois quando via surdos conversando corria e me distanciava daquelas pessoas.

”Recente, passei por uma experiência dentro de um supermercado de Vitória ES , quando vi um repositor de mercadorias dialogando com um cliente surdo.Que surpresa! Parei e fiquei observando aquele dialogo, até mesmo para pescar algo da conversa”.

Penso que a partir do que vi nesse semestre nas aulas de libras, consegui superar todos preconceitos, por que não fico mais assustada com essas pessoas. No Brasil estudos sobre os surdos estão cada vez mais evidentes ,tem muitas pessoas interessadas em estudar e escrever sobre a comunidade surda,nas aulas a professora indicou vários textos e lemos alguns. Aprender libras foi muito importante obtive um novo conhecimento,uma nova realidade da vida que foi conhecer a cultura surda.

Muitos estudos foram feitos e com isso as pessoas especiais como os surdos, são vistos de outra forma, são necessário iniciativas para encurtar as diferenças e assim, contribuirmos com outro olhar.

MARLI DA PENHA BORTOLON
5º período- Pedagogia UFES

Nenhum comentário:

Postar um comentário