sábado, 12 de dezembro de 2009

Língua de Sinais- algo essencial

A Língua Brasileira de Sinais se tornou em minha vida algo essencial e completamente necessária para a minha formação como futura educadora.

A questão da inclusão de alunos surdos numa instituição escolar vem sendo muito discutida e nós acabamos sentindo a necessidade de aprender a LIBRAS, a fim de poder enxergar além daquilo que os surdos podem nos passar. Além disso, a necessidade da formação de intérpretes é muito grande, pois os surdos são incluídos na sociedade e no ensino e são estes profissionais que possibilitam a ponte de comunicação entre o surdo e o ouvinte. Nós, futuros educadores, precisamos dessa formação para trabalhar com esses alunos, pois se o professor coloca um surdo na sala de aula sem condições de se comunicar, isto não é inclusão.

Precisamos nos aprofundar cada vez mais e reconhecer a necessidade do aluno surdo, para que possamos nos dedicar naquilo que fazemos e no que aprendemos. Tudo está sendo muito válido e creio que este aprendizado só tende a beneficiar em nossas vidas.


JANAINA PASSOS SOARES
5º PERÍODO - PEDAGOGIA UFES

Nenhum comentário:

Postar um comentário