sábado, 12 de dezembro de 2009

A professora da disciplina Libras

A Disciplina de Libras, sempre criou uma expectativa muito grande em mim durante o curso. Rezava para que o 5º período chegasse logo só pra eu poder aprender.

Engraçado, que meu primeiro contato com você, Lucyenne, foi, se não me engano, no terceiro período, quando então você substituiu uma professora de educação especial, que por sinal, isso aconteceu inúmeras vezes. Fiquei completamente surpresa com a sua aula, sua bagagem, sua experiência completa e viva, que nos passavam a realidade da pratica, que era exatamente o que o a turma sentia falta na disciplina. Tinha dias, que dormia pensando “tomara que seja a Lucyenne amanhã!”, amava a sua aula!

Percebi que isso não só acontecia comigo, me lembro perfeitamente, de um dia desses que você substituiu e que passei mal durante a aula, e então você disse pra eu ir embora, e me perguntou se precisava de ajuda, se queria que alguém me acompanhasse, e eu a neguei. Mas, após ter saído da aula, percebi que não podia ir sozinha e liguei pra uma amiga da turma me ajudar e quando essa chegou perto de mim disse que amava sua aula e seria uma pena perde – la. Fiquei até constrangida, mas passou...

Quando vi você na nossa sala no quinto período dei pulos de alegria! Sentia que você era a pessoa que poderia me ajudar além das teorias. Em relação ao surdo, é um mundo que sempre me senti exclusa. Quando era mais nova, em Cachoeiro, eu morava ao lado da APAE, e como era muito tranqüilo, muitas das vezes eu entrava pra brincar com eles, e as vezes mesmo, até na rua a gente brincava, mas com os surdos, não conseguia me comunicar, era o que faltava pois, acho que por ter crescido convivendo com os portadores de necessidades especiais nunca vi diferença, discriminação, mas em relação ao surdo eu me sentia afastada pela ausência de comunicação. Então penso que, a disciplina só veio a acrescentar, fico treinando os gestos em casa para poder me comunicar e expressar quando precisar numa determinada situação. Ameiiiiii esse período!!


FRANCIELLY MARTINS VIQUIETTI
5º período Pedagogia- UFES

Nenhum comentário:

Postar um comentário